1ª Mostra Limoeirense de Foguetes (MOLIFOG), será realizada em Limoeiro do Norte.

A 1ª Mostra Limoeirense de Foguetes (MOLIFOG), consiste de um evento de lançamentos de Foguetes de garrafas PET, que tem por objetivo fomentar a astronáutica e movimentar os alunos do município, para a participação de um evento empolgante que transformará realidades, aproximará as famílias e toda a comunidade local. Envolvendo alunos do ensino fundamental II e médio das escolas públicas e privadas de todo o município de Limoeiro do Norte-CE. Esta faz parte da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

A 1ª Mostra Limoeirense de Foguetes – MOLIFOG, será a culminância de um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação Básica/SEMEB, através do Núcleo de Apoio Científico/NAC em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – UECE/FAFIDAM, e as escolas municipais do ensino fundamental II (6º ao 9º anos), e das escolas componentes da rede privada de ensino do município. Este processo envolveu 450 alunos de 12 escolas, e 20 alunos da FAFIDAM/UECE dos cursos de Química e Física. As escolas com nível fundamental II, receberam oficinas de confecção das bases de lançamento e dos foguetes de garrafas PET, em seguida foram realizados lançamentos escolares, os quais serviram como seletiva para os projetos escolhidos para o dia 12 de maio.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas neste site no link: www.oba.org.br/site/index.php?p=conteudo&idcat=23&pag=conteudo&m=s. O cadastro é único para participar da OBA e ou MOBFOG.

Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, por isso ela tem quatro níveis, conforme definido no REGULAMENTO DA MOBFOG. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma só fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos ou equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Além disso, temos também distribuição de medalhas para os alunos que obtiveram os maiores alcances em seus respectivos níveis.

Em 2018 estamos organizando a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes. Em 2017 tivemos a participação de 94.000 alunos e a cada ano temos mais alunos participando, pois a MOBFOG empolga alunos, professores e familiares. Recomendamos a atenta leitura do REGULAMENTO DA MOBFOG, bem como as Instruções sobre como fazer os foguetes, bases de lançamentos e os lançamentos (veja a seção de DOWNLOADS. Enfatizamos que esta atividade é extremamente prazerosa para alunos, professores e familiares, mas contêm riscos, principalmente nos níveis 3 e 4, pois envolve o lançamento de foguetes constituídos de garrafas PET, logo, podem danificar bens e pessoas se colidirem com estes. Assim sendo, estas atividades devem sempre estar supervisionadas por adultos. A Comissão Organizadora da MOBFOG não se responsabiliza por acidentes ocorridos com seus participantes.

Aproveitamos para informar que alunos (ou equipes) do nível 4 (Ensino Médio ou superior) que lançarem seus foguetes a mais de 100 metros de distância serão convidados para participarem da JORNADA DE FOGUETES, a ser realizada na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre outubro e novembro, porém, convidaremos, de cada escola, só a equipe que lançou mais distante (desde que além dos 100 metros) o seu foguete.

Fonte: Tv Jaguar